Os Benefícios do Agile Marketing para a sua Estratégia de Marketing

Com o mercado em constante mudança e evolução, as empresas e equipas precisam agir com eficiência nas suas estratégias de marketing. Neste contexto, surgiu o Agile Marketing, uma abordagem colaborativa e iterativa que permite equipas, estratégias e empresas a serem flexíveis e adaptáveis. As empresas que adotam esse conjunto de princípios, valores e práticas, usufruem de inúmeros benefícios como velocidade na entrega de valor e satisfação dos clientes.

Mas afinal, o que é Agile Marketing? O Agile Marketing surgiu a partir dos conceitos do manifesto ágil do desenvolvimento de software. Isso significa que as equipes trabalham de forma colaborativa, iterativa e focada em resultados. O objetivo é que as estratégias e táticas sejam testadas de forma contínua e ajustadas de acordo com os resultados obtidos e analisados baseados em dados. Isto permite que a empresa responda rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades do cliente. O principal objetivo ao adotar o ágil é fornecer valor frequentemente e o mais breve possível, aprender através de experiências e dados, colaborar entre equipas multifuncionais, responder à mudança para adaptar-se rapidamente. De acordo com o Agile Marketing Manifesto, são fornecidos 10 princípios e 5 valores para a auxiliar na adoção da nova forma de trabalhar.

Os benefícios do Agile Marketing de acordo com seus 5 valores

1. Foco no valor no cliente e nos resultados para o negócio sobre as atividades e dos “produtos” (ou serviços). Ao priorizar as necessidades dos clientes e das empresas, os projetos de marketing são mais específicos e pertinentes. Com esse primeiro valor, as equipas concentram-se naquilo que realmente trará maior valor aos seus clientes e analisam como isso pode refletir no negócio.

2. Criar valor antecipadamente e com frequência sobre esperar pela perfeição. É agregado valor aos clientes desde a primeira fase do projeto e acrescentado valor com base nas lições aprendidas a cada fase que o projeto avança. Cada avanço é visto como oportunidade de aprender com clientes sobre como é possível agregar ainda mais valor para eles, evitando longos prazos de produção e desperdício de recursos.

3. Aprender mediante experiências e dados sobre opiniões, perceções e convenções Ao implementar estratégias e experimentos, dados são coletados para análise dos resultados obtidos e validação dos resultados. Tais coletas possibilitam tomada de decisões assertivas para um marketing eficaz. Ao basear-se apenas em opiniões, perceções e convenções, a opinião do cliente é deixada de lado.

4. Colaboração multidisciplinar sobre serviços isolados, silos e hierarquias Uma equipa multidisciplinar é capaz de produzir melhor as campanhas e projetos de marketing, pois trabalham em conjunto, com o foco no cliente e é incentivada a comunicação entre todos os envolvidos. Além disso, essa colaboração desburocratiza a tomada de decisão e fornece interação ágil entre a equipa.

5. Responder à mudança sobre um planeamento estático. Quando mudanças acontecem, as equipas de marketing podem ajustar as suas estratégias com mais rapidez e considerar as tendências e oportunidades do mercado. Se não for capaz de adaptar-se a um plano rígido, a empresa corre o risco de não satisfazer a sua audiência e colher resultados maus em consequência disso.

Conclusão: em síntese, o marketing ágil está centrado nas necessidades dos clientes, através de dados e tecnologia, experimentação e comunicação eficaz sem ignorar e aceitar as mudanças. É uma ferramenta poderosa que permite empresas manterem-se no topo. O Marketing Ágil otimiza recursos financeiros e de tempo do que outros métodos tradicionais de construção de campanhas e marcas, porque não requer qualquer planeamento ou pesquisa inicial sobre o comportamento do consumidor, por exemplo; em vez disso, concentra-se em testar diferentes ideias para atingir a satisfação do cliente. Isto significa que mesmo as pequenas empresas podem implementar as práticas ágeis com sucesso sem terem de investir demasiado no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Por fim, as equipas envolvidas passam a trabalhar em estreita colaboração entre si e com os seus clientes. Também utilizam as informações obtidas para priorizar melhor as ações a serem realizadas, em busca constante da eficiência dos processos produtivos.

Nota final: O manifesto completo do Agile Marketing pode ser conferido no site https://agilemarketingmanifesto.or

Os Benefícios do Agile Marketing para a sua Estratégia de Marketing

Artigo por Kerolyn Freire, uma das nossas formadoras nesta área.