A Formação Profissional como investimento Empresarial

A Formação Profissional como investimento Empresarial

A Formação Profissional como investimento Empresarial

Num mercado laboral cada vez mais acelerado, a qualificação do capital humano torna-se mais necessária tendo impacto direto nos resultados das empresas.

É notório que a massa empresarial começa a olhar para esta questão como um investimento e não como um custo para fazer face à obrigatoriedade legal, mesmo tendo em conta a possibilidade de o colaborador ir para a concorrência dotado de conhecimentos.

A formação faz parte de empresas de sucesso, sendo o seu diagnóstico e planeamento fundamentais e possíveis através do processo de avaliação de desempenho. Assim, é essencial que a formação seja adaptada ao perfil de cada colaborador e que, ao mesmo tempo, satisfaça as necessidades da empresa. Esta personalização da oferta formativa resultará numa maior eficácia da mesma.

Com este investimento, para além do colaborador se sentir valorizado, o seu grau de compromisso para com a empresa aumenta, olhando para a formação como uma possibilidade de progressão de carreira. Este investimento reflete-se, ainda, num maior rigor no desemprenho das suas funções.

Publicado recentemente, pela Fundação José Neves, no “Guia para empresas: como apostar na formação dos trabalhadores?”, é divulgado que as empresas que investem na formação dos seus quadros registam aumentos na produtividade que podem chegar aos 5%.

Um capital humano mais dotado de conhecimentos traduz-se ainda numa empresa mais competitiva e criativa. Estes elementos refletem-se num maior cumprimento dos objetivos da organização e, consequentemente, nos seus resultados.

 

Artigo escrito por Helena Araújo,

Business Manager Header™ Executive Learning