Promover o Growth Mindset nas empresas

Promover o Growth Mindset nas empresas

Promover o Growth Mindset nas empresas

Promover o Growth Mindset nas empresas

Mas afinal o que se trata e como pôr em prática?

O Growth Mindset é considerado um instrumento para alavancar o crescimento profissional e pessoal, sendo indispensável para quem busca por algo mais.

Sabemos que têm ocorrido muitas mudanças nos últimos anos, acentuadas ainda mais devido à pandemia, e, no que se trata à carreira, podemos verificar vários cenários:

  • Jovens que ficam ansiosos por começar ou que se sentem inexperientes nas suas funções
  • Profissionais que procuram “dar o salto” para algo melhor
  • Profissionais que procuram desenvolver e melhorar as suas soft skills e/ou capacidade de liderança.

Assim, as empresas têm valorizado algumas características como a adaptação, resiliência, criatividade, trabalho em equipa e problem solving. Então, como pode o growth mindset ajudar na carreira e como pode implementar-se esta metodologia no dia-a-dia?

Em primeiro lugar é importante perceber a definição deste conceito desenvolvido por Carol Dweck, uma das principais investigadoras mundiais nos campos da personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento. No seu livro “Mindset – A Atitude Mental para o Sucesso” desenvolveu a ideia de que é possível aumentar a capacidade do nosso cérebro para aprender e resolver problemas.

O cérebro é um músculo e é neuroplástico!  Ou seja, é possível ter uma mentalidade de crescimento (Growth Mindset), por oposição a uma mentalidade fixa.

Pessoas com mentalidade fixa evitam desafios, acreditam que a inteligência é algo fixo e inato e têm dificuldade em lidar com críticas negativas. Sentem-se ameaçadas pelo sucesso dos outros.

As pessoas com mentalidade de crescimento adoram desafios, entendem o esforço como o caminho do sucesso, aprendem com as críticas e procuram inspirar-se com o sucesso dos outros.

Assim, podemos definir Growth Mindset como uma atitude mental para encarar a vida de uma forma diferente em oposição a uma mentalidade fixa, influenciando assim a forma como entendemos e agimos no nosso dia-a-dia. E por este ser um modelador de comportamento, é uma poderosa ferramenta de mudança. É então tudo uma questão de “talento natural” e de “esforço” (trabalho). A nossa atitude vai impactar os resultados que obtemos.

A Header™ Executive Learning desenvolveu um programa integrado para ajudar a promover a mentalidade de crescimento da sua empresa, assente na metodologia Lego® Serious Play®. Uma sessão criativa e hands on, onde os participantes se encontram inseridos num ambiente que reforça o seu empenho e motivação, promovendo assim a coesão e trabalho em equipa, bem como uma comunicação próxima e os laços e a confiança mútua.

Há conhecimento que não temos, ainda, mas podemos sempre aprender!

 

Promover o Growth Mindset nas empresas

Artigo por Débora Mártires, Senior Consultant na Header™ Executive Learning