Executive Search | Recrutar executivos

Executive Search | Recrutar executivos

Executive Search

– os três segredos para recrutar executivos

 

Executive Search

O propósito do executive search consiste em encontrar e apresentar os melhores e mais alinhados profissionais executivos para os desafios de cada organização. A definição do perfil do candidato ideal deverá ter em consideração: (1) os atuais e futuros desafios da posição, (2) as especificidades da cultura organizacional vigente, (3) o alinhamento com a chefia direta e (4) a ligação com a equipa e com os pares.

Encontrar os candidatos mais alinhados para cada projeto implica saber exatamente qual o perfil ideal, pelo que uma boa reunião de arranque com quem tem a necessidade será fundamental. Reconhecido o perfil, há que identificar o mercado alvo para efetuar a pesquisa da forma mais direcionada possível. O mercado alvo corresponde ao conjunto das empresas no mercado onde será mais provável encontrar os profissionais com o perfil de competências mais alinhado com as necessidades específicas de cada organização.

A equipa de pesquisa efetuará, então, uma procura intensiva no mercado, identificando largas dezenas – ou mesmo algumas centenas – de potenciais candidatos, encontrando aqueles mais alinhados com o perfil pretendido. O executive searcher terá, então, de entre todos os candidatos aparentemente mais alinhados com o perfil, de perceber quais são aqueles que fazem mais sentido para a organização.

Dos vários instrumentos de seleção disponíveis, escolhidos em função de cada necessidade específica, a entrevista é o elemento central de todo o processo. Um executive searcher competente deverá ter a técnica suficiente para conseguir obter a informação necessária à tomada de decisão junto dos potenciais candidatos.

Uma entrevista em profundidade, baseada em comportamentos em contexto organizacional, em que se revisita o passado profissional de cada candidato em busca de desafios semelhantes àqueles que a organização cliente terá pela frente, será determinante. O melhor preditor sobre como alguém se comportará no futuro é a forma como se comportou no passado. No entanto, há que saber balizar previamente os contextos, de forma a obterem-se as respostas o mais fidedignas possível.

No entanto, a competência mais crítica de um executive searcher reside na sua capacidade para avaliar a informação recolhida e usá-la para selecionar os candidatos mais alinhados com cada desafio organizacional, nas dimensões já identificadas no início deste artigo. Lembro-me de ter trabalhado com um profissional que fazia entrevistas como ninguém, mas que precisava de ajuda na tomada de decisão. O seu lado emocional muito forte toldava-lhe o discernimento na tomada de decisões racionais e pragmáticas, em função dos superiores interesses de cada cliente.

Trabalhar em equipa, por processo, é muitas vezes a melhor forma de garantir que quaisquer limitações individuais são compensadas pelo coletivo. Uma excelente equipa – estável, composta por pessoas experientes, competentes, motivadas, que revelem potencial de evolução, bem lideradas e que, essencialmente, confiem umas nas outras – será seguramente o principal fator preditor de sucesso de qualquer processo de executive search (mas poderá ser extrapolado para inúmeros outros contextos).

 

Executive Search

– os três segredos para recrutar executivos

 

Pedro Branco

Business Director da Header™ | Top Executive Hunters