Family Governance

Header™

Executive Talks

As Executive Talks da Header™, versão 2022, são conversas informais, sem guião, sobre pessoas e organizações. Em cada edição teremos um convidado especial que virá conversar connosco sobre os mais variados temas, essencialmente relacionados com a gestão de pessoas, carreiras, mercado de trabalho e vários outros assuntos. Interessado/a? Então, venha fazer esta viagem connosco.

Assédio no Trabalho
Reproduzir vídeo
Também disponivel no Spotify
Episódio 4

Family Governance

Governança em empresas familiares

Segundo dados do IAPMEI, 75% das empresas portuguesas têm cariz familiar, representando dois terços do PIB português. Apenas 50% das empresas familiares sobrevive à passagem para a segunda geração; e apenas 20% chegam à terceira.

Segundo dados do Pordata, de 2018, os empregadores portugueses são os menos escolarizados da Europa (seguidos por Malta, Espanha, Itália e Grécia) e 55% por cento não tinham sequer o ensino secundário. A falta de competências de gestão e liderança, a falta de visão de médio/longo prazo, a emotividade nas tomadas de decisão, a falta de fronteiras entre o que é a família e o que é a empresa, são responsáveis pelo insucesso destas organizações.

Convidámos @José Carlos Coelho, um Executivo C-Level com um percurso dividido entre organizações familiares e multinacionais, em setores que vão do retalho à aviação, com uma dissertação na área do corporate governance, para nos vir falar das boas práticas de governança em empresas familiares.

X