Case Study - Learning

Transformando o Retalho - Um Estudo de Caso em Melhoria Contínua

À medida que o cenário empresarial se torna cada vez mais competitivo e os clientes se tornam mais exigentes, as empresas enfrentam a necessidade premente de evoluir para manter a sua competitividade e garantir o seu crescimento sustentável.

Face a esse desafio, a adaptação torna-se imperativa, levando as organizações a revisitar as suas estratégias e incorporar novas abordagens de trabalho, de entre elas a metodologia Lean.

Retalho

Tamanho da empresa

500-1000 colaboradores

Indústria

Retalho

Projeto

Formação à medida

A necessidade

Ultrapassar a resistência da equipa

Uma multinacional do setor do Retalho adotou um sistema de melhoria contínua baseado na metodologia Lean, visando eliminar desperdícios e otimizar processos para aumentar a eficiência e a qualidade. Essa abordagem inclui a implementação de práticas como o Kaizen, que promove melhorias contínuas em pequenos passos, além do uso de ferramentas como o mapeamento de fluxo de valor e o 5S para identificar áreas de melhoria e padronizar processos.

Na implementação deste modelo de Melhoria Contínua foram identificadas dificuldades comuns neste tipo de projeto:

  • Resistência à mudança por parte dos colaboradores;
  • Falta de compreensão sobre a metodologia; Lean
  • Pouca adesão na implementação quotidiana das práticas Lean.

O desafio

Capacitar para a melhoria contínua

A solução Header™ passou por criar um projeto de formação à medida, com o principal objetivo de transmitir a importância da adoção de processos e procedimentos assentes na melhoria contínua e de que forma podem melhorar diariamente a eficiência do seu trabalho. ​

O projeto

Como implementar uma Cultura Lean no Retalho

Tendo como principais drivers, a adaptabilidade dos conceitos à realidade prática do Retalho, a seleção dos mais adequados métodos e ferramentas Lean e a criação de um mindset de melhoria contínua, o projeto centrou-se no alinhamento dos/as formandos/as com a filosofia e cultura Lean definidas pelo cliente:

  • Adoção de procedimentos assentes na melhoria contínua;
  • Execução de processos e projetos assentes na metodologia Lean;
  • Utilização de ferramentas de Lean no dia-a-dia de trabalho de todos e de cada um;

Para tal, o projeto assentou em 4 fases essenciais:

 

1. Reuniões com a Equipa de Melhoria Contínua do cliente para brainstorming e alinhamento do projeto

2. Visita às várias instalações do cliente para reconhecimento dos vários locais de trabalho (identificação das ferramentas lean mais adequadas a cada grupo/função)

Realizada em 5 módulos centrou-se na questão “Como levamos as Pessoas a adotar novos comportamentos?”, tendo o seu foco sido trabalhar a aplicabilidade prática das ferramentas de Lean no dia-a-dia de todos e de cada um, adaptado ao contexto do Retalho.

Através de sessões presenciais para as quais se recorreu às metodologias demonstrativa e ativa foram abordados temas como Princípios Lean, Mapa da Cadeia de Calor; Pensamento Plan-Do-Check-Act e A3, bem como 5S e Cultura de Melhoria Contínua.

 

Todas as sessões tiveram momentos de dinâmicas práticas com jogos de simulação e análise de case studies.

Tendo como objetivo construir uma equipa interna de miltipliers da Filosofia Lean, estas sessões capacitaram alguns colaboradores com um conjunto de técnicas necessárias e indispensáveis para formarem os seus colegas na utilização prática das ferramentas Lean no seu dia-a-dia e monitorizar a aplicabilidade do projeto de mudança.  ​

Para uma melhor implementação da metodologia Lean no seio da Organização, acompanhámos tecnicamente o nosso cliente no terreno de forma a apoiar a estrutura e facilitar a adaptabilidade dos conceitos à sua realidade prática. ​

1
Nº de visitas a lojas
1
Nº de formandos
1 h
Horas de formação
1
Nº de Consultores
1 /10
Satisfação de formandos

No final deste projeto, cada formando levou consigo um toolkit essencial para aplicar as ferramentas apresentadas e utilizá-las nas suas tarefas diárias no âmbito do seu contexto funcional e ainda, partilhar a sua importância com a sua equipa.