Template artigo de opinião (rita) (3)

“Nosce te ipsum” – conhece-te a ti mesmo. Esta máxima, que remonta aos tempos dos antigos filósofos gregos, inscrita na porta de entrada do Templo de Delfos. Frase de autoria incerta e com diferentes significados atribuídos. Ainda assim quero utilizá-la na ótica socrática, convidando-nos a promover um auto-conhecimento que nos permite lidar melhor com nós próprios, com os outros e com o mundo que nos rodeia.

Esta é uma frase que mantém-se incrivelmente relevante no contexto empresarial atual, especialmente por todas as transformações sociais, laborais e empresariais que estamos e que iremos experienciar. Numa altura em que há uma exigência de desenvolvimento contínuo, em que se promove o aprender a aprender, em que emergem conceitos como a polimatia e o “skills per capita” o conhecimento de nós próprios enquanto indivíduos e enquanto entidades grupais (equipas, departamentos, organizações) torna-se fulcral.

Os assessments surgem como ferramentas essenciais neste processo contínuo de desenvolvimento. Compreender as características, competências, tendências de comportamento e potencial de desenvolvimento das equipas e dos líderes é essencial para o sucesso organizacional e uma vantagem competitiva para as empresas que os utilizam.

Existem diversos tipos de assessment, com propósitos e características próprias. Estes podem ser utilizados em processos de R&S, de desenvolvimento de competências, planos de sucessão, planos de desenvolvimento individual entre outras aplicações. Não se tratam apenas de ferramentas de avaliação, são instrumentos estratégicos que, quando utilizados de forma correta, podem catalisar a transformação organizacional e promover uma liderança mais eficaz e consciente.

Os assessments fornecem uma base sólida para a tomada de decisões informadas, permitindo que os líderes alinhem as suas estratégias de desenvolvimento com as necessidades reais e emergentes da organização. Eles oferecem insights valiosos sobre as competências comportamentais, cognitivas e emocionais dos indivíduos, fornecendo um mapa detalhado das forças e áreas de melhoria. Este conhecimento é inestimável para as lideranças que procuram criar um ambiente de trabalho que não só maximiza a performance, mas também que fomenta o bem-estar e o crescimento pessoal dos seus colaboradores e das suas equipas.

Felizmente, nos últimos tempos, têm sido cada vez mais as empresas que nos têm abordado para o desenho e implementação de processos de assessment. No entanto, queremos salientar que um processo de assessment única e exclusivamente baseado na resposta a um teste, ou seja, sem a utilização de outras lentes de observação pode levar a uma visão distorcida e incompleta dos colaboradores e com isso vêm os impactos que uma tomada de decisão baseada nesses dados podem implicar nos colaboradores e na organização (promoções, investimento em formação, desenvolvimento, retenção, R&S…).

Queremos sublinhar que o resultado de um teste dá-nos apenas uma lente de observação de um pequeno espectro de tendências de comportamento, pois a resposta ao mesmo está dependente de diversos factores, nomeadamente, se a pessoa está concentrada, se entendeu as perguntas, o seu estado de humor aquando da resposta, a polissemia, o seu nível de vocabulário…  Assim sendo, e o que aconselhamos aos nossos clientes é a utilização de um processo de assessment holístico que nos dê um resultado mais robusto e justo para todos os intervenientes, baseado em diferentes lentes de observação da mesma competência, comportamento, característica.

Sim os assessments são instrumentos estratégicos e podem ser vantagens competitivas, promovendo uma liderança mais empática, informada e estratégica desde que acompanhados com outras lentes de observação, como entrevistas individuais, dinâmicas de grupo, in baskets, business cases, e alinhados com os objetivos estratégicos das organizações.

Através de uma abordagem personalizada e holística, ajudamos a sua empresa a navegar pela complexidade do ambiente empresarial atual, promovendo uma liderança informada e estratégica. Contacte-nos para analisarmos de que forma é que os nossos serviços de assessment podem impulsionar o sucesso da sua organização.

Por Fábio Andrade, Business Manager da Header™

Leave A Comment