Header™ realiza 3ª conferência subordinada ao tema: 2041 – Uma Odisseia no Futuro.

Header 3aConferencia materiais

Na passada terça-feira, 30 de maio, a Universidade Europeia, em Lisboa, foi palco da 3ª conferência Header™ “2041 – Uma Odisseia no Futuro”. O evento reuniu especialistas de organizações de vários sectores para discutir os desafios e impactos da evolução tecnológica no mundo do trabalho e na gestão de pessoas.

A conferência teve início com Rui Fiolhais, Administrador do Grupo Wellow, o qual a Header™ integra, com uma nota de boas-vindas e a partilhar a recente distinção atribuída pelo estudo Happiness Works como uma das empresas mais felizes de Portugal. Rui Fiolhais destacou ainda a importância da humanização no futuro do trabalho, estabelecendo assim o tom para o restante evento.

Pedro Branco, CEO da Header™, abriu portas ao Keynote Speaker do evento, o ilustre Físico, Professor Universitário e ensaísta Carlos Fiolhais. Uma introdução que nos fez embarcar numa viagem pelas origens da Inteligência Artificial (IA), aos seus impactos, implicações éticas e desafios através de um tom desconcertante e descontraído. Questionando se a evolução tecnológica e a IA são um “anjo ou demónio”, o professor concluiu que ambos os cenários são possíveis, dependendo do uso e do treino dado às máquinas. Entre as suas conclusões, com uma visão otimista sobre o futuro, destacou que “é difícil simular a pele, agarrar e ser agarrado – escolhem-se equipas assim.”

O tema Workplace of the future – O dia depois de amanhã, com a moderação de Isabel Moço, Coordenadora e Docente da Universidade Europeia, contou com os contributos de Maria Kol (HR Country Lead da Cisco), Marco Almas (HR Senior Learning Specialist da Auchan) e Rui Coelho da Silva (Diretor da Pal Consulting). Uma partilha bastante rica e eclética nos temas abordados e no impacto da evolução tecnológica no trabalho e na gestão de pessoas. Isabel Moço “desassossegou” o painel ao afirmar que “a questão já não é se a IA vai ter impacto (…), a questão será mais o que temos de fazer para nos prepararmos para lidar com isto o mais antecipadamente possível”. Por sua vez Rui Coelho da Silva enfatizou o papel da IA, dos dados e da inovação tecnológica na substituição de empregos rotineiros e funções de enorme desgaste, sublinhando o impacto desta evolução na capacidade de promover maior igualdade, equidade e inclusão. Maria Kol afirmou que a IA é já uma realidade na Cisco, nomeadamente na área de Recursos Humanos, realçando que uma das mais valias da evolução tecnológica, da IA e dos robots é que estes nos libertam para lidarmos com questões mais complexas. Marco Almas, frisou que o papel das empresas e dos Recursos Humanos é estarem ao lado das pessoas e das equipas focando o tema na personalização da formação, do upskilling e reskilling na adaptação a estas novas realidades: “estar ao lado, formar, antecipar (…) nós não queremos colocar ninguém de lado, queremos acompanhar… iniciar processos formativos à medida”.

Posteriormente, Diogo Tavares Antunes (Head of People Analytics na NOS SGPS), foi entrevistado por Sérgio Cabral, COO da Header™, sobre o tema “Big Data na Gestão de Pessoas”. Diogo Antunes Tavares traçou a sua visão da economia portuguesa no que concerne à utilização de dados, destacando a baixa maturidade analítica e o reduzido número de empresas em Portugal que utilizam ferramentas analíticas. Diogo salientou que a tomada de decisão na gestão de pessoas deve ser baseada em dados e que é importante combinar a perspetiva humana com a análise dos dados, de forma a contextualizá-los e mitigar possíveis enviesamentos.

O evento encerrou com uma síntese realizada por Fábio Andrade, Senior Consultant da Header™, o qual destacou a ideia central do evento: a transformação digital, a transformação do mundo do trabalho e a transformação das pessoas estão intrinsecamente ligadas.

A conferência da Header™ | Top Executive Partners, proporcionou um espaço de reflexão e debate sobre o futuro do trabalho e a influência da tecnologia, em que as diversas perspetivas apresentadas pelos oradores e participantes reforçaram a importância da humanização, do planeamento antecipado e da utilização adequada dos dados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que esse futuro nos reserva.