Opinião: Os pilares da liderança – Transparência e Coerência

liderança

São muitos os modelos conceptuais disponíveis sobre liderança corporativa, pois o desafio continua para todos/as os/as líderes: a identificação de comportamentos observáveis (e replicáveis!) que possam contribuir para a construção de culturas organizacionais robustas e sustentáveis.

Recupera-se o já velhinho “liderar pelo exemplo”, tantas vezes dito sem o conseguirmos materializar. De olhos postos numa cultura robusta e sustentável, identificamos dois princípios indispensáveis para fomentar confiança, envolvimento e sucesso a longo prazo – transparência e coerência.

Transparência na liderança

liderança

A transparência é o alicerce da liderança confiável. Líderes que comunicam abertamente a sua visão, decisões e desafios criam um ambiente de confiança dentro da organização. A transparência não envolve apenas partilhar sucessos, mas também ser franco sobre contratempos, fomentando uma cultura onde a honestidade é valorizada. Como fazê-lo?

1. Comunicar de forma clara e acessível

Líderes transparentes comunicam com clareza, garantindo que a informação é acessível e compreensível para todos os membros da equipa.

A acessibilidade da liderança vai além de políticas de porta aberta; antes envolve procurar ativamente contribuições e feedback da equipa em momentos bem identificados e que promovam um debate construtivo do “Como” que vai sustentar ” O quê”, a visão do/a líder.

2. Construir confiança através da responsabilidade

A transparência na liderança estende-se à responsabilização por ações e decisões. Quando os líderes assumem a responsabilidade tanto pelos sucessos quanto pelas falhas, instilam um sentido de responsabilidade em toda a organização. Esta responsabilidade constrói confiança e promove uma cultura de melhoria contínua, onde os erros são realmente oportunidades de aprendizagem e não motivo de vergonha.

Coerência: Alinhar visão e ação

liderança

A outra face da moeda da Transparência é a coerência. Ser coerente na liderança envolve alinhar as ações e atitudes com a visão global da organização. Líderes devem articular uma visão clara e garantir que cada decisão e ação ressoe com esta visão.

Liderança coerente cria um senso de propósito que motiva e une a equipa, aumentando a previsibilidade de comportamento que, por sua vez, aumenta a confiança percebida das equipas no líder, na sua visão e no projeto. Como fazê-lo?

1. Consistência Estratégica

Líderes coerentes mantêm consistência na sua abordagem estratégica. Seja ao enfrentar desafios ou aproveitar oportunidades, definem e mantêm uma estratégia coerente que alinhe e promova os objetivos de longo prazo da organização.

Esta consistência fornece estabilidade e direção às equipas e promove um ambiente mais preditivo, reconhecendo o valor de uma boa convicção!

2. Abraçar a Mudança com Consistência

Num ambiente de negócios dinâmico, os líderes estão continuamente expostos a mudanças – no negócio, no contexto, nas expectativas e nas exigências do mercado. Mas ser ágil na mudança não deve abrir portas a decisões inconsistentes. A liderança coerente guia a organização através da mudança, preservando os valores e princípios fundamentais.

Esta abordagem garante que as transformações sejam propositadas e alinhadas com a visão global, ao invés de um fim em si mesmo.

Na intrincada tapeçaria da liderança, transparência e coerência emergem como pedras basilares que definem sucesso e longevidade empresarial.

Líderes que priorizam a transparência e incorporam a coerência nas suas decisões criam uma cultura organizacional resiliente e focada, com equipas mais empoderadas e mais confiantes. E quem não quer uma cultura assim nas suas organizações?

Descubra como o Executive Coaching pode ajudá-lo/a a desenvolver as suas competências de liderança. Saiba mais aqui!

Por Rita Duarte, CEO da Header™