Começamos com uma provocação: nem todas as tarefas requerem equipas de alta performance. Construir uma equipa de alto desempenho requer tempo, esforço e foco, o que não é adequado para todas as equipas nem para todas as tarefas.
O que caracteriza equipas de alta performance?
- Segurança Psicológica
- Interdependência
- Estrutura e Clareza
- Significado
- Impacto
Equipas de alto desempenho requerem líderes capazes de criar segurança psicológica e ambientes em que todos os membros confiam em todos, sabendo qual a entrega com que podem contar de cada pessoa. Para tal, a estrutura da equipa e a clareza de papeis e tarefas são fundamentais, bem como conhecer exatamente qual o propósito do que estão a fazer para o bem comum da equipa e o impacto de cada um na entrega global.
Como escolher o talento para equipas de alta performance?
Existem características comportamentais que são preditores de alta performance e devem por isso nortear a seleção das pessoas que irão constituir a equipa:
- Curiosidade
- Capacidade Analítica
- Compromisso
- Orientação para os Objetivos
A dimensão da equipa de alta performance depende da indústria, mas nunca maior que 10 pessoas. A relação ótima encontrada em indústrias como a tecnológica ou engenharia é de 8 pessoas (1 perfil sénior, 2 perfis experientes/intermédios e 5 engenheiros ou consultores)
Como construir uma equipa de alta performance?
Uma vez selecionadas as pessoas é hora de iniciar a jornada muitas vezes denominada de curva de Tuckman.
O psicólogo e professor, Dr. Bruce Wayne Tuckman, em 1965 juntou-se a uma equipa de psicólogos e analisou o comportamento de pequenos grupos da Marinha dos Estados Unidos. Desta observação sobre a prestação destes pequenos grupos, Tuckman identificou que os mesmos evoluíram para equipas através de 4 estágios conhecidos como:
- Forming (Formação/Criação da Equipa)
- Storming (Tempestade / Confronto)
- Norming (Processo de Normalização de comportamentos e criação de regras)
- Performing (Performance)
- Ending (Término da equipa).
O fim da equipa pode ocorrer em momentos de profunda transformação, em particular quando projetos muito intensos terminam e com esse fim também a equipa termina a colaboração.
Como criar dinâmicas na equipa de alta performance em contexto de mudança?
- Contar histórias que ganhem tração e permitam atribuir significado ao trabalho a realizar e às diferentes pessoas que fazem parte da equipa.
- Dialética partilhada ou seja, adaptar a linguagem e vernáculo utilizado de forma a que esta partilha crie identidade e confiança entre a equipa;
- Mostrar vulnerabilidade entre equipa permite a construção de um espaço seguro em que todos têm voz e conforto para arriscar (vulnerabilidade leva à segurança psicológica);
- Dar valor à aprendizagem que os erros cometidos trazem mas não errar duas vezes no mesmo processo;
- Criar espaço para pensar o futuro (o tempo verbal do feedback é sempre no futuro)!
Este artigo é resultado dos insights partilhados por Rui Dias (Director of People, Talent and Culture da Wit Software) na conferência Header: Metamorphosis – Leading the Future in Change.