O Humor tem duas caras, qual é a sua?

O Humor tem duas caras, qual é a sua?

O Humor tem duas caras, qual é a sua?

 

O humor tem duas caras

 

Humor tem duas caras, a boa e a má. No meu dia a dia, na relação com clientes e colegas, tento escolher sempre a boa!

Não nos levemos tão a sério, a capacidade de rirmos de nós próprios exorciza os nossos fantasmas internos, e isso, é completamente libertador.

Vários estudos apontam que, pessoas com bom sentido de humor, promovem um clima organizacional mais leve e agregador, além de impactarem diretamente na criatividade e motivação dos seus colegas e equipa. Por outro lado, dizem que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. Ora, se passamos quase metade do nosso tempo no trabalho, dificilmente quereremos ser influenciados por pessoas mal humoradas.

Mas, não nos deixemos embriagar, de pouco vale um sorriso no rosto, sem apresentação de resultados! Numa envolvente competitiva, temos de ser eficazes e assertivos, mas se conseguirmos adotar uma atitude positiva, dotamo-nos de uma competência comportamental “extra-valued”para qualquer cultura corporativa.

Como em tudo na vida e na gestão em particular, o humor só funciona ao lado do bom senso!

Logo, o objetivo não é que sejamos especialistas em stand up, mas sim, usar o humor para promover relações saudáveis entre colegas, clientes e parceiros de negócio, evitando sempre o humor exagerado, sarcástico e prejudicial para os outros.

Citando um dos meus líderes de referência, Winston Churchill “a imaginação consola os homens do que não podem ser; o sentido de humor consola-os do que são”. Os líderes podem e devem ser autênticos e positivos, a sagacidade de Churchill é lendária, mas o que fica muito claro, é que o humor desempenhou um papel enorme no seu estilo de gestão.

No seu trabalho, qual é a “cara de humor” que escolhe?

 

Por Mónica Freitas, Business Diretor Header™ Executive Search