Outplacement corporativo: uma prática essencial para a gestão ética e eficaz do capital humano

outplacement

No ambiente corporativo contemporâneo, as organizações frequentemente enfrentam a necessidade de reduzir pessoal devido a reestruturações, fusões, aquisições ou mudanças estratégicas. Nesse contexto, o outplacement surge como uma prática essencial para gerir a transição dos colaboradores de forma ética e eficaz.

O outplacement é um serviço oferecido por empresas especializadas para apoiar colaboradores dispensados na transição para novos empregos. Esses serviços incluem aconselhamento de carreira, formação de competências, ajuda na preparação de currículos, orientação para entrevistas e acesso a redes de contactos profissionais. O objetivo principal é facilitar a recolocação profissional dos ex-colaboradores o mais rapidamente possível.

São vários os benefícios deste tipo de solução, em particular pelo valor reputacional que acarreta. O outplacement ajuda a manter o moral dos colaboradores que permanecem na empresa, pois este tipo de aposta demonstra o respeito, reconhecimento e apoio garantido aos colaboradores em offboarding, o que tranquiliza os colaboradores que permanecem na organização ao perceberem a abordagem mais humanizada a um processo tipicamente difícil. Ao fornecer um plano estruturado para a saída dos colaboradores é também elemento facilitador de uma transição mais tranquila e organizada, tanto para os indivíduos como para a organização, que vê a continuidade do negócio melhor garantida. As organizações que apostam no outplacement são vistas como socialmente responsáveis e preocupadas com o bem-estar dos seus colaboradores, já que tomam medidas proativas para apoiar os seus colaboradores do Onboarding ao Offboarding.

Num ambiente de negócios dinâmico e muitas vezes imprevisível, a relevância do outplacement só tende a crescer, consolidando-se como uma prática indispensável para a gestão ética e eficaz do capital humano.

outplacement

Business Case
Programa de outplacement corporativo

Uma empresa multinacional, no seguimento de uma reestruturação teve a necessidade de fechar um departamento de 12 pessoas. Com um forte compromisso de responsabilidade social e apoio aos seus funcionários, a empresa decidiu implementar um programa que lhes proporcionasse ferramentas e metodologias para enfrentar os novos desafios de forma eficaz.

Após uma reunião com o cliente, foi desenvolvido um programa de outplacement coletivo composto por 5 fases distintas, focado principalmente em abordagens individuais e personalizadas. O programa incluiu um workshop bem como sessões individuais e personalizadas onde foram trabalhados temas como o propósito profissional, elaboração do CV, otimização do perfil no LinkedIn, treino de entrevistas e negociação, além da partilha de insights de mercado, adaptados aos objetivos de carreira de cada participante.

Conheça o nosso serviço de outplacement e ofereça uma transição ética e eficaz aos seus colaboradores. Saiba mais aqui!

Por Rita Duarte, CEO da Header™

Leave A Comment